Espaço empreendedor

A ideia, o planejamento e a obtenção dos recursos

Empreendedorismo

Instituições financeiras orientam sobre condições que o empreender deve atender para obter financiamento.

Entre os requisitos exigidos pelos bancos estão o atendimento aos marcos fiscais e a confirmação de garantias para cobrir os riscos do empreendimento.

As oportunidades de novos negócios são muitas e as linhas de financiamentos são diversas. Mas o micro e pequeno empreendedor deve estar preparado e atento às exigências para obter recursos financeiros e assim ampliar seu negócio.

Antes de tudo, é preciso montar um Plano de Negócio, projeto exigido por todas as instituições financeiras para a concessão de crédito. Também chamado plano empresarial, é um documento que especifica o negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

É preciso saber que é o Banco Central (BC) que estipula para as instituições financeiras qual é a quantidade de riscos aceitáveis na hora de conceder um empréstimo. Por isso, veja a seguir o passo a passo que o pequeno negócio deve percorrer para colocar no papel a ideia e sair do banco com o investimento garantido:

  • O micro e pequeno empreendedor deve desenvolver projeto que pode ser apoiado pela instituição financeira (alguns bancos têm foco em setores específicos);
  • Verifique se o projeto e a empresa atendem os marcos fiscais e se a instituição está em dia com as obrigações legais (encargos trabalhistas, aspectos ambientais e tributos);
  • Confira se há garantias para cobrir os riscos do empreendimento;
  • Avalie a viabilidade do projeto e se a empresa tem “saúde financeira” para propô-lo;
  • Averigue a capacidade de pagamento do investimento solicitado.

Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/A-ideia,-o-planejamento-e-a-obten%C3%A7%C3%A3o-dos-recursos


Leia mais